sábado, 26 de junho de 2021

POLICIAIS DO 27• BPM, PRENDEM FORAGIDO DA JUSTIÇA NA CIDADE DE ROSÁRIO-MA.

 


Após denúncias que o indivíduo vulgo Zé gato que havia sido preso  juntamente com outro suspeito por terem supostamente cometido um assalto a um posto de combustível no município de Barreirinhas. No entanto, quando o indivíduo iria ser transferido da custódia da polícia civil para custódia dos agentes penitenciários da Unidade Prisional de Rosário o mesmo empreendeu fuga mesmo depois de ter sido autuado em flagrante, desta forma as guarnições do 27• BPM deslocaram-se até o local da ocorrência e deram voz de prisão ao conduzido que tentou novamente correr e empreender fuga sendo assim, necessário o uso proporcional da força policial para contê-lo. Vale ressaltar que no dia de sua fuga (12/06/2021) o elemento ainda invadiu 3 residências nas proximidades do presídio. Diante dos fatos, o conduzido fora levado à delegacia regional de Rosário e fora apresentado para adoção das medidas cabíveis. Devido a nova tentativa de fuga o indivíduo fora apresentado com algumas escoriações, devido à resistência a prisão e a tentativa de fuga foi necessário o uso de algemas.

Local: Travessa Nossa Senhora da Conceição (S/N), Cidade Nova, ROSARIO-MA

Conduzido: um nacional do sexo masculino



 

POLÍCIA CIVIL DE CÂNDIDO MENDES CUMPRE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA

 


 A Polícia Civil do Estado do Maranhão, nas primeiras horas da manhã do dia 24/06/2021, por meio da equipe de captura da delegacia de Polícia Civil de Cândido Mendes, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor do nacional E.D.S.A, no povoado Carará-Mirin, zona rural do município de Cândido Mendes.


O mandado foi expedido pela comarca de Cândido Mendes em desfavor do custodiado em razão do cometimento do crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência, tipificado no art. 24-A da Lei n. 11.340/06. 


Após os procedimentos de praxe, o recluso foi encaminhado à SEAP e ficará à disposição do Poder Judiciário.


A Polícia Civil do Estado do Maranhão não mede esforços para desempenhar o seu papel na aplicação da lei.

POLÍCIA CIVIL EM SANTA LUZIA DO PARUÁ CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO PARA APURAR GOLPES DE DIPLOMAS UNIVERSITÁRIOS FALSOS.

 


A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Santa Luzia do Paruá, pertencente à 8° regional de Zé doca, deu cumprimento na manhã de hoje (25) a um Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar na casa de um investigado de iniciais C.F.F., residente na cidade de Maranhãozinho, para fins de apuração das práticas de golpes de diplomas universitários falsos. 


Na casa do investigado foram encontrados e devidamente apreendidos para fins de investigação, um computador, pendrives, HD externo, aparelho celular, documentos pessoais de dezenas de pessoas que contrataram o investigado. Também foram localizados diversos carimbos com os nomes de algumas das faculdades e como o nomes de cargos da esfera universitária, que eram usados para as práticas das fraudes. 


Os computadores e demais mídias apreendidas serão submetidos a perícia no Instituto de Criminalística do Maranhão (ICRIM/SSP/MA) para se identificar a existência de arquivos e programas usados para manipulações e confecções dos diplomas falsos. De acordo com as investigações, no ano 2018 um grupo de aproximadamente 50 formandos dos cursos de Geografia, Pedagogia e Serviço Social de Santa Luzia do Paruá sofreram um primeiro golpe por terem se formado em Faculdade que não os diplomou. Com isso os formandos procuraram o indivíduo ora investigado, sob a promessa de que este poderia convalidar seus diplomas. O investigado prometeu resolver as suas situações e para tanto cobrou de cada aluno uma quantia média de R$ 1.350,00 (um mil, trezentos e cinquenta reais), tendo emitido em seguida os diplomas e os históricos escolares. 


Ocorre que como veio se revelar dias mais tarde, tais diplomas também eram falsos e não passavam de uma mera montagem (falsificação) feita pelo investigado. Com a busca de hoje a polícia já constatou que o número de vítima do mesmo acusado é muito maior, pois em sua casa foram encontrados dezenas de documentos de outras, todas associados à questão escolar. 


A Polícia não descarta que alguns dos interessados possam ser coniventes com a falsificação dos diplomas e para esta hipótese, os envolvidos também responderão a processo por uso de documentos falsos. Na Delegacia de Santa Luzia do Paruá encontram-se em andamentos três inquéritos policiais que apuram as práticas de golpes de cursos e diplomas universitários fraudulentos. Um desses inquéritos foi instaurado para apurar o uso fraudulento de um dos diplomas por um dos supostos formandos. 


A Polícia recomenda que aqueles que fizeram seus cursos de graduações por meio de pólo de ensino terceirizados na região, que antes de fazerem os usos dos diplomas, que procurem se certificar diretamente com a Reitoria da Faculdade de que os mesmos são autênticos. Também recomenda aos alunos e futuros alunos que façam contatos diretos com os canais de atendimento da sede da própria Faculdade e que mantenham arquivados os registros desses contatos, para se certificarem de que não irão cair em golpes.