sexta-feira, 1 de novembro de 2019

EM OPERAÇÃO CONJUNTA REALIZADA PELA POLÍCIA FEDERAL DO MARANHÃO E PARÁ DESTRUIU 360 PÉS DE MACONHA


A Polícia Federal, por meio das Superintendências Regionais do Maranhão e do Pará, deflagrou no período de 16 a 31 de outubro uma nova etapa da Operação Facheiro IV, objetivando a erradicação de plantações de maconha, perfazendo a destruição de 360 mil pés de maconha nas regiões do Noroeste do Maranhão e Nordeste do Pará.
A operação contou com a participação da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal (CAOP/PF), do Centro Tático Aéreo da Polícia Militar do Estado do Maranhão (CTA/SSP/MA), do Grupo Aéreo de Segurança Pública do Pará (GRAESP/SSP/PA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM/SSP/PA), totalizando aproximadamente 100 policiais de diferentes forças de segurança pública.
No Maranhão, a operação se concentrou nos limites da Terra Indígena Alto Turiaçu, nos municípios de Nova Olinda do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Centro do Guilherme, Araguanã e Zé Doca, enquanto que no Pará as ações foram empreendidas na Terra Indígena Alto Rio Guamá e no Polígono do Capim, regiões que compreendem os municípios de São Domingos do Capim, Concórdia do Pará, Bujarú, Tomé-Açu e Cachoeira do Piriá.
Foram localizadas e inutilizadas 136 plantações, em uma área de cerca de 240 mil metros quadrados, promovendo a erradicação de aproximadamente 360 mil pés de maconha e apreensão de mais de 1 tonelada da droga pronta para o consumo, com a destruição dos acampamentos e substâncias encontrados nas incursões, além da lavratura de um auto de prisão em flagrante delito por porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas, tipificados nas Leis 10826/2003 e 11343/2006.
Com a ação policial, deixa de entrar no mercado consumidor de aproximadamente 120 toneladas de maconha, representando expressiva diminuição da oferta do entorpecente.

GRUPO MATÉRIAS POLICIAIS🇧🇷

POLICIA MILITAR LOCALIZA NA ÁREA DE SEGURANÇA PERTENCENTE AO AEROPORTO/INFRAERO, ACAMPAMENTO UTILIZADO POR INTEGRANTES DE FACÇÃO CRIMINOSA

Cientes de que uma facção criminosa atuante na região do Conjunto São Raimundo utiliza a região de matagal (zona de segurança) do aeroporto de São Luis para práticas criminosas, o GTM do 6º BPM em conjunto com o sub tenente ODEMAR deslocou com o objetivo de localizar criminosos e encontrar armamento que segundo denúncia anônima estaria enterrado no local. Ao caminhar cerca de 1 km a dentro, encontrou-se uma cabana grande, com vasto material de acampamento: dezenas de litros de água vazios, material de higiene, muitas bolsas femininas (provavelmente roubadas), balança de precisão, capa de colete balístico, carregador de rádio de comunicação, plástico para embalar drogas e etc. No local nenhum criminoso foi encontrado.
Todos os produtos foram encaminhados e apresentados na delegacia da cidade operária para medidas legais.
Material Apresentado:
- 01 (Uma) Balança de Precisão. 
- 03 Chaves de Fenda 
- 01 Capa de Colete Balístico ( Empresa Maserv)
- 01 Trena 
- 01 Carregador de Rádio Comunicador
- 01 Bolsa Preta

POLICIAIS MILITARES DO 6º BPM PRENDEM INDIVÍDUO EM POSSE DE UM REVÓLVER CALIBRE 38 E DROGAS NO RESIDENCIAL ALBINO SOEIRO


Durante patrulhamento preventivo pelo residencial Albino Soeiro, em um local de recorrência de tráfico de drogas, foram avistados cerca de 05 indivíduos em atitude suspeita, que ao perceberem a viatura policial tentaram empreender fuga. De pronto foi iniciado o acompanhamento tático e a interceptação dos suspeitos e com um dos indivíduos de nome Tobias, foi encontrado um revólver calibre 38 de numeração não identificada, e um envólucro com oito petecas de substância análoga a maconha, e material comumente usado para embalar drogas.
Diante das circunstâncias foi dada voz de prisão ao elemento e condução aos outros indivíduos que lhe acompanhavam, momento em que tentaram resistir à prisão, e os parentes das duas mulheres que se encontravam como grupo tentaram impedir a condução gritando e incitando a população contra a guarnição. Foi solicitado apoio de outras viaturas via rádio, sendo prontamente atendido pelas guarnições da Malha Olímpica, Janaína, Esquadrão Tiradentes, coordenador da Olímpica, GTM, Zona Rural e Choque, fazendo possível a condução dos acusados, que foram apresentados no Plantão Central da Cidade Operária( PCOP) onde Tobias de Jesus Silva Sousa Filho  foi autuado por Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (Art. 14 do Estatuto do Desarmamento) e por  Consumo pessoal de drogas - advertência (Art. 28 - Caput - da Lei de Droga).
LOCAL: Área de Matagal, Zona de Segurança do Aeroporto de São Luís
Delegacia:  Plantão da Cidade Operária - PCOP
VIATURA: 18-052 - Cidade Olímpica

Autor:
1. Tobias de Jesus Silva Souza Filho
Nascimento: 27/04/1988
Bairro: Residencia. Ivaldo Rodrigues

Testemunha:
1. Leandro Cantanhede Serrão
Nascimento: 17/07/1989
Bairro: Residencia. Ivaldo Rodrigues

Material Apresentado:
- 01 Revólver calibre 38;
- 02 munições intactas de calibre 38;
- 01 Celular J2
- 08 papelotes de maconha
- 01 tesoura
- 02 tubos de linha
- R$ 1,25 em moedas