terça-feira, 20 de outubro de 2020

A POLÍCIA CIVIL ATRAVÉS DA SUPERINTENDÊNCIA DA CAPITAL EM AÇÃO CORODENANDA PELA SECCIONAL LESTE CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO

 

A Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência de Polícia Civil da Capital, em ação coordenada pela Seccional Leste, Depol São José de Ribamar e Guarda Muncipal do referido município, realizou operação hoje, 20/10/2020, destinada a cumprir mandados de prisão de faccionados que atuam na localidade conhecida como São Raimundo, os quais aterrorizam a comunidade por causa dos constantes confrontos entre facções rivais.

Na ocasião, apesar de não terem sido encontrados os dois alvos principais da operação, foram encontradas alguns invólucros da substância entorpecente conhecida como crack, prontas para uso, além de ter sido capturado e apreendido em flagrante um menor, com quem foi apreendida uma arma de fogo.

Durante a operação, referido menor tentou fugir e ao se deparar com as equipes policiais, tendo recebida a ordem para se entregar e entregar a arma de fogo que trazia consigo, ignorou a ordem recebida e partiu na direção dos policiais, que foram obrigados a contê-lo com dois disparos de arma de fogo, que o atingiram no braço e perna. Após a ação, foi prestado o devido socorro ao conduzido, que será devidamente autuado.

DEIC PRENDE CINCO SEQUESTRADORES, DENTRE ELES UM POLICIAL CIVIL APOSENTADO DO ESTADO DO MARANHÃO E LIBERTA RÉFEM

 

Na tarde de hoje (19/10/2020) a Polícia Civil, por meio da 8ª DEIC Gurupi em apoio à 6ª DEIC Paraíso, realizou a prisão em flagrante de cinco homens pela prática, em tese, do crime de extorsão mediante sequestro, encontrando e libertando a vítima que estava em poder do grupo no momento em que eles chegaram na cidade de Gurupi. 

As investigações começaram na 6ª DEIC Paraíso, após funcionários de um hotel daquela cidade perceberem que na manhã de hoje uma hóspede havia sido arrebatada ainda no interior daquele estabelecimento por cinco homens, sendo um deles policial Civil do estado do Maranhão. 

O grupo estava em dois carros e a Polícia Civil conseguiu identificar que tomaram como destino a cidade de Gurupi, a fim de entrar em contato com uma cunhada da vítima e exigir o pagamento de uma suposta dívida contraída pelo marido da seqüestrada , como forma de libertá-la. 

 Diante dos fatos a equipe da 8ª DEIC Gurupi foi acionada e logrou êxito em localizar os veículos entrando na cidade, tendo sido abordados logo em seguida. 

A vítima confirmou que era coagida a pagar a dívida do marido e seguida por um dos sequestradores desde o dia 17/10/2020, no entanto, na manhã de hoje foi arrebatada em um hotel de Paraíso do Tocantins e permaneceu em poder dos cinco conduzidos, os quais lhe ameaçaram inclusive com uma arma de fogo, colocando-a em um carro e trazendo para Gurupi contra a sua vontade. 

Vítima narrou ainda que desde 17/09/2020 era mantida em refém, para ter sua liberdade, deveria pagar a dívida contraída pelo seu esposo que é atravessador de grãos. 

A vitima relatou que hoje 19/10/2020 sequer se alimentou, pois foi colocada num veiculo e seguiram a gurupi onde lá os seqüestradores ligaram para sua cunhada cobrando dinheiro do resgate para realizar sua liberação. 

Após buscas nos automóveis abordados a equipe da DEIC Gurupi encontrou uma pistola calibre .40, R$ 3.386,10 e aparelhos celulares.

 Na sequência da ocorrência, também foi possível constatar que a cunhada da vítima foi contatada pelos conduzidos, tendo confirmado que eles exigiam o pagamento de valores para que a vítima fosse colocada em liberdade. 

Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos para Central de Flagrantes de Gurupi onde foram autuados em flagrante pelo crime de extorsão mediante seqüestro com pena de até 20 anos de reclusão.

POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO MANDUCA NO CENTRO DE SÃO LUÍS

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã do dia 20 de outubro de 2020, na região central de São Luís/MA a Operação “MANDUCA” com a finalidade de reprimir crimes de contrabando de cigarros na região metropolitana da capital maranhense.

A Operação foi coordenada pela Delegacia de Combate aos Crimes Patrimoniais e ao Tráfico de Armas (DELEPAT/DRCOR/SR/PF/MA) e teve início após duas apreensões de cargas de cigarros realizadas pela Polícia Militar do Estado do Maranhão no primeiro semestre deste ano. Após as apreensões, a Polícia Federal deu continuidade às investigações e conseguiu identificar o proprietário da carga apreendida.


Participam da operação um efetivo de 22 (vinte e dois) policiais federais para o cumprimento de 5 (cinco) mandados de busca e apreensão.

As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão em decorrência de representação apresentada pela Autoridade Policial que preside o Inquérito.


 

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando (Art. 334-A do CPB) e associação criminosa (Art. 288 do CPB), com penas que podem chegar a 8 (oito) anos reclusão.

A denominação “MANDUCA” diz respeito ao nome científico de uma espécie de lepidóptero, a manduca sexta, que se alimenta da planta herbácea nicotiana tabacum, cultivada para a produção de tabaco e fumígenos em geral.


 

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

Telefone: (98) 31315105

(98) 991286428