sábado, 19 de dezembro de 2020

SÃO BENTO E SÃO LUÍS - OPERAÇÃO COOPERAÇÃO ZERO CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO

 


O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 18, a Operação Cooperação Zero e cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em São Bento e em São Luís.

As ações desta manhã são resultado de inquérito civil instaurado pela Promotoria de Justiça de São Bento para apurar o suposto desvio de milhões de reais dos cofres da Prefeitura de São Bento, por meio de um esquema criminoso que envolveria a Diversa Cooperativa de Trabalho e Serviços Múltiplos.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura de São Bento e nas Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Administração, Esportes, Finanças e Juventude. As sedes da Diversa Cooperativa de Trabalho e Serviços Múltiplos em São Bento e São Luís também foram alvo da operação.

Segundo o Gaeco, foram apreendidos documentos, computadores, HDs externos, notas fiscais, notas de empenho e folhas de pagamento. A suposta organização criminosa teria desviado dinheiro público por meio de contratos e pagamentos irregulares a servidores públicos contratados e cedidos ao Município de São Bento.

Todo o material apreendido será periciado pela equipe do Gaeco e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do MPMA. A investigação e os pedidos de medida cautelar de busca e apreensão foram feitos pela promotora de justiça Laura Amélia Barbosa.

POLÍCIA MILITAR CONSEGUE EVITAR ROUBO NA CIDADE DE MIRADOR


APÓS A GUARNIÇÃO DA CIDADE DE MIRADOR INFORMAR SOBRE UM ROUBO QUE ESTARIA OCORRENDO NA CIDADE, O (SI) PRONTAMENTE SAIU EM DIREÇÃO À CIDADE SUPRACITADA NO SENTIDO DE DAR APÓIO. QUE O (SI), RECEBEU A INFORMAÇÃO DE QUE A GUARNIÇÃO LOCAL, HAVIA INTERCEPTADO OS ACUSADOS E DOIS DELES HAVIAM SE OMIZIADO NO MATAGAL, EFETUANDO DISPAROS DE ARMA DE FOGO, CONTRA A GUARNIÇÃO, OUTROS DOIS EVADIRAM-SE, EM DUAS MOTOCICLETAS.


FOI FEITA UMA CAMPANA PELO (SI), NO SENTIDO DE IDENTIFICAR E LOCALIZAR OS ACUSADOS, MOMENTO EM QUE UM DELES SEM SAÍDA, RESOLVEU FURTAR UM CAVALO PARA TENTAR CHEGAR ATÉ A CIDADE DE COLINAS-MA, POREM FOI INTERCEPTADO PELA EQUIPE DE POLICIAIS QUE AO ABORDÁ-LO FOI LOCALIZADO EM SUA CINTURA UM REVÓLVER CALIBRE 38 COM 5 MUNIÇÕES INTACTAS. QUE AO SER QUESTIONADO SOBRE O REFERIDO ROUBO O ACUSADO (D) INFORMOU O ENDEREÇO DOS SEUS COMPANHEIROS, QUE AO CHEGARMOS AO LOCAL INFORMADO FOI OBSERVADO MAIS UM INDIVÍDUO, MENOR DE IDADE, CHEGANDO EM SUA RESIDÊNCIA COM UMA MOCHILA, AO SER ABORDADO FOI ENCONTRADO EM SUA CINTURA UM REVÓLVER CALIBRE 38 COM 6 (SEIS) MUNIÇÕES INTACTAS, AO REALIZAR UMA REVISTA EM SUA MOCHILA OS POLICIAIS ENCONTROU UMA GRANDE QUANTIA DE CELULARES,  PROVENIENTE DE ROUBO. FOI DADO VOZ DE PRISÃO E O ACUSADO CONDUZIDO ATÉ A DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE COLINAS-MA. INFORMO, QUE APÓS AS BUSCAS NAS RESIDÊNCIAS DOS OUTROS ENVOLVIDOS O (SI) JUNTAMENTE COM GUARNIÇÃO DE 24H DA CIDADE DE COLINAS, LOCALIZOU MAIS UM INTEGRANTE DO GRUPO, O MENOR2 QUE FOI CONDUZIDO ATÉ A DELEGACIA, QUE O QUARTO ENVOLVIDO (xx), NÃO SE ENCONTRAVA EM SEU ENDEREÇO.

 


TODOS OS ENVOLVIDOS FORAM CONDUZIDOS PARA A DELEGACIA, EXCETO (xx), QUE AS GUARNIÇÕES LOCAIS, (SI) E FORÇA TÁTICA FAZEM DILIGÊNCIAS NO SENTIDO DE CAPTURÁ-LO.

MATERIAL APREENDIDO:

01(uma) Motocicleta Honda Fan - Preta, usada na hora do assalto (roubada quarta feira no bairro Sem Terra/Colinas-MA).

- 02 (dois) Revólveres apreendido;

- 06 (seis) celulares recuperados;

- 01(uma) motocicleta Honda 150 apreendida, utilizada nos roubos;

LOCAL: MIRADOR-MA/COLINAS-MA

 

OCORRÊNCIA ROUBO A MÃO ARMADA.


Obs.: (SI- serviço de inteligência)