sexta-feira, 15 de julho de 2022

OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO E DO PIAUÍ APREENDE ENTORPECENTES E PRENDE EM FLAGRANTE INDIVÍDUO EM TERESINA/PI


 

A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico e Delegacia de Homicídios, as duas de Timon/MA, contando com apoio operacional da DEPRE da Polícia Civil do Piauí, prendeu em flagrante um indivíduo na posse de substância entorpecente conhecida como “crack” já embalada e pronta para a comercialização.


As investigações se iniciaram a partir de troca de informações entre a Denarc/Timon e a Delegacia de Homicídios sobre um indivíduo responsável pela movimentação de entorpecentes na cidade de Timon.


Após a realização de monitoramento, as equipes policiais do Maranhão e do Piauí lograram êxito em capturar o indivíduo num ponto de ônibus na Avenida Maranhão, em Teresina/PI na posse de aproximadamente 300 (trezentos) gramas da substância entorpecente “crack”. 


Segundo resto apurado, o indivíduo iria entregar o entorpecente na cidade de União/PI.


O investigado foi apresentado na Central de Flagrantes de Teresina/PI e, após os procedimentos, será encaminhado ao sistema penitenciário.

POLÍCIA CIVIL PRENDE INTEGRANTES DA FACÇÃO BONDE DOS 40 NO QUEBRA POTE

 


A Polícia Civil do Maranhão prendeu dois integrantes da facção criminosa bonde dos 40, autores de diversos delitos de roubo a motoristas no Bairro Quebra Pote, bem como do homicídio que vitimou Alex Nunes Viana, cujo corpo foi encontrado decapitado em maio deste ano.

 A operação se deu às cinco horas da manhã de hoje, executada pelas equipes do 12.º Distrito e SAISP Sul,  em cumprimento a decisão judicial de busca e apreensão e prisão temporária. Na ocasião foram encontradas munições de armamento calibre 12, drogas e outros apetrechos utilizados para tráfico, resultando também em auto de prisão em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Seguem investigados pelos seguintes crimes de roubo majorado pelo concurso de pessoas e uso de arma de fogo,  cujas vítimas os reconheceram:



1-  Motorista da empresa da FRIBAL, relatou que tivera diversos bens  subtraídos, mediante violência e graves ameaças, exercidas por quatro indivíduos armados, que saíram de uma estrada vicinal e abordaram o veículo tipo caminhão em que estava, no Bairro Quebra Pote, em 27/05/2022;

2- Motorista de um caminhão-baú do Armazém Mateus asseverou que foi abordado por três indivíduos armados, que saíram do matagal, quando trafegava pela Avenida Principal do  Bairro Quebra Pote, subtraindo seus pertences, em 21/02/2022;

3-  Motorista da Aliança distribuidora, narrou ter sido assaltado nas mesmas condições, por dois indivíduos armados, em 13/07 2022.

Os presos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.

FORÇA TAREFA EM AÇÃO REALIZA OPERAÇÃO OURO NEGRO DEU CUMPRIMENTO A MANDADO DE PRISÃO



A Forca Tarefa composta pela PCGO-DECAR e a PRF em conjunto e apoio à Polícia Civil do Maranhão - PCMA, deu cumprimento a mandado de prisão temporária em face de um motorista de cargas pertencente à organização criminosa especializada em roubos e estelionatos, envolvendo carregamentos de combustível.

O local da prisão ocorreu na noite de 14/07/2022, na Rodovia BR-153, km 67,0, Município de Porangatu/GO após perseguição policial e abordagem em virtude do compartilhamento de informações entre as equipes da DCRC/SEIC/PC-MA, DECAR/PC-GO e da PRF.

Ao realizar a busca veicular, foram encontrados diversos comprimidos de anfetaminas avulsos e ainda em cartelas.

Vale destacar que os veículos relacionados a ocorrência, sendo estes: V1 - Scania/R124 Ga4x2nz 40 e V2 - Sr/Brucal Srsl 3e, e os quais eram utilizados para o cometimento das práticas delituosas investigadas, também foram apreendidos.

Sendo assim, diante de todas as informações obtidas bem como dos levantamentos realizados,  o investigado foi autuado por Porte de Drogas para Consumo e ainda foi dado o efetivo Cumprimento do Mandado de Prisão expedido em seu desfavor, tendo o mesmo sido após os procedimentos de praxe, sido recolhido no Presídio local.

Tem-se a destacar que a  efetiva parceria e ainda a atuação conjunta entre a Força-Tarefa de Goiás  e a Força-Tarefa do estado do Maranhão tem servido de exemplo positivo, demonstrando que o combate ao crime organizado, especialmente de subtração de cargas, se torna ainda mais efetivo quando as Instituições de Segurança Publica se aproximam e abandonando qualquer validade, focam em neutralizar as ações delitivas que ameaçam a paz social.

PCGO, PCMA e PRF: atuando em conjunto diuturnamente no combate ao crime organizado !!!

A POLÍCIA CIVIL, ATRAVÉS DA SENARC, DEFLAGROU A OPERAÇÃO HÓRUS E REALIZOU O CUMPRIMENTO DE 04 MANDADOS



A POLÍCIA CIVIL, ATRAVÉS DA SENARC, DEFLAGROU A OPERAÇÃO HÓRUS E REALIZOU O CUMPRIMENTO DE 04 MANDADOS DE PRISÃO PREVENTIVA, 03 PRISÕES EM FLAGRANTE E APREENSÃO DE DROGAS E VEÍCULOS NA CAPITAL E NO INTERIOR

A Polícia Civil do Maranhão, através da SENARC, deflagrou na manhã do (15/07/2022), uma fase da operação HÓRUS, dando cumprimento a 07 (sete) mandados de busca e apreensão, 04 (quatro) mandados de prisão preventiva e realizou a autuação de 03 (três) pessoas em flagrante delito, sendo dois homens pelo crime de tráfico de drogas e uma mulher posse de munições. 



Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas Cidades de São Luís/MA, Açailândia/MA e Pinheiro/MA, e visavam desarticular uma associação interestadual voltada para o tráfico de drogas responsável por abastecer pontos de venda de entorpecentes em diversos Municípios do Maranhão. 


A operação também visou apreender veículos utilizados para o tráfico, bem como bens adquiridos com o dinheiro oriundo da atividade ilícita, com a pretensão de se providenciar o perdimento através do processo judicial para descapitalizar os investigados.



A SENARC contou com o apoio da SEIC, através do GRT e do DCCO, e da SPCI, através das Delegacias Regionais de Pinheiro, Açailândia e do GPE de Imperatriz.


Ajude e Polícia Civil a Combater o tráfico de drogas. DENUNCIE. 


*Whatsapp denúncia: 98-99163-4899 – sigilo absoluto. 



OPERAÇÃO ACALENTO: POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO APRESENTA BALANÇO DA FORÇA-TAREFA.164 PESSOAS FORAM PRESAS

 


A Polícia Civil do Maranhão apresentou, na manhã desta quinta-feira (14), o resultado da "Operação Acalento’ ‘mobilização nacional de combate à violência contra crianças e adolescentes. A ação, que durou 30 dias, culminou com resultados expressivos no território maranhense.


A Operação Acalento, desencadeada a partir do dia 13 de junho, que é coordenada pela Secretaria de Operações Especiais (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), tem como objetivo combater crimes contra crianças e adolescentes nos 26 estados e no Distrito Federal. A iniciativa visa ainda coibir principalmente crimes sexuais contra crianças e adolescentes.


No Maranhão, a operação foi comandada pela Delegacia Geral de Polícia Civil através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI). 


Na última quarta-feira (13), considerado O Dia D da operação, policiais civis ainda saíram às ruas em todo o estado para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra suspeitos de crimes contra menores de idade.


O balanço final da força-tarefa no Maranhão foi apresentado durante uma coletiva de imprensa realizada na sede administrativa da Polícia Civil do Estado, em São Luís, pelo delegado-geral de Polícia Civil, Jair Paiva; a assistente da Superintendência de Polícia Civil do Interior, a delegada Adriana Meirelles e o assistente da Superintendência de Polícia Civil da Capital, o delegado Valdenor Viegas.


Em números, 164 pessoas presas, 82 mandados de prisão cumpridos, 12 mandados de busca e apreensão de menor e 101 Medidas Protetivas solicitadas. No ranking nacional da Operação Acalanto deste ano, o Maranhão ficou em terceiro lugar no que tange o número de mandados de prisão cumpridos, ficando atrás somente dos estados de Minas gerais (86 prisões) e São Paulo (188 prisões). 


Vale destacar que na edição de 2021, foram   137 prisões, 52 mandados de prisão e 93 solicitações de Medidas Protetivas, ficando evidente uma aumento na produtividade na edição deste ano.  


Em seu pronunciamento, o delegado Jair de Paiva disse que os números foram excelentes e enfatizou que grande parte dos crimes são praticados em meio familiar e a polícia precisa de informações para poder investigar, por isso, denunciar é de extrema importância. “Essa é uma força-tarefa de grande impacto que atua não só na repressão, mas também no alerta sobre essa modalidade de crime contra crianças e adolescentes”, finalizou Jair Paiva.

JOVEM TERIA PARTICIPADO DE CRIME EM 2016 É ALVEIJADO EM GRAJAÚ MA  



Está internado no Hospital Geral de Grajaú o jovem de nome Denilson, vulgo Zabumba. Ele foi vitima de uma tentativa de homicídio na noite de segunda-feira (11) no bairro Vilinha na cidade de Grajaú. A policia disse, que Zabumba foi socorrido depois dos disparos e levado para sala de cirurgia no hospital.

Cerca de 03 tiros foram disparados no jovem e o autor fugiu do local, Zabumba é um dos jovens que em 2016 quando eram menores, teria ele e mais dois praticado um crime com requinte de crueldade na Rua Caetano Veloso no bairro Vilinha, onde a vitima foi o Sr. Filadecio que teve o seu corpo esquartejado, colocado braços e pernas em uma lata e jogado sal e cachaça por cima dos membros.

Na época o crime chocou o estado do Maranhão através da imprensa, no dia 08 de fevereiro de 2016 eles foram transferidos para Imperatriz onde foram internados na casa de custódia. Na volta para casa após cumprirem parte da pena, um deles o menor na época chamado Geovane da foto de camisa listradas, foi morto em 2019 há facadas no bairro Juçara setor Vila Tucum debaixo da rede elétrica.



O outro terceiro não se sabe se ainda é vivo ou se já morreu, o fato é que o segundo de apelido Zabumba, que está na foto de camisa cor vinho, agora de maior está internado após essa tentativa de homicídio. 

SUSPEITOS DE PARICIPAÇÃO EM HOMICIDIO NO JARDIM AMÉRICA SÃO PRESOS EM SÃO LUÍS MA



Na manhã desta terça-feira, 12/07, policiais civis da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) cumpriram mandados de prisão temporária contra duas pessoas suspeitas de integrarem uma facção criminosa e envolvimento com um crime de homicídio.


De acordo com as investigações, o crime ocorreu em 19 de março deste ano, na Avenida Principal, do bairro Jardim América, em São Luís.


A vítima identificada como Arnaldo de Assunção Silva Neto, conhecido pela alcunha de ‘Arnaldinho’ estava sentado em frente a uma loja, quando foi surpreendido pelos criminosos que já haviam assaltado um veículo de aplicativo.


‘Arnaldinho’ foi alvejado por tiros e veio a óbito. Segundo a polícia, a vítima também seria integrante de uma facção criminosa rival.


Após as formalidades necessárias, os presos foram encaminhados ao Sistema Penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.