terça-feira, 24 de agosto de 2021

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA A OPERAÇÃO EM ROSÁRIO, APREENDE CERCA DE 01 (UM) KG DE COCAÍNA, E RECUPERA 01 (UM) VEÍCULO ROUBADO EM TERESINA – PI.

 


A Polícia Civil do Estado do Maranhão, na tarde do dia 24/08/2021 (terça-feira), no Povoado Nambuaçu, em Rosário, deflagrou operação e apreendeu 01 peça de cocaína, de aproximadamente 01 (um) kg, e recuperou 01 (um) veículo roubado FIAT ARGO, no município de Teresina – PI.


As investigações foram realizadas pela 1º Distrito Policial de Rosário, após série de denúncias, equipe de captura da Delegacia Regional localizou o suspeito e no momento da abordagem o suspeito evadiu-se, abandonando o carro, a droga apreendida, além de um caderno de anotações contendo valores vultuosos relacionados ao tráfico de drogas que chegam a milhares de reais.


As investigações continuarão a cargo do 1º Distrito Policial de Rosário, para a identificação da autoria delitiva e perícias em relação ao material apreendido.


A Operação contou com a participação de aproximadamente 10 policiais civis, dentre investigadores e delegados, da 1ª Delegacia de Polícia Civil Regional de Rosário.

CORPO DE JOVEM LOCALIZADO BOIANDO NAS IMEDIAÇÕES DO ESPIGÃO NA PONTA D"AREIA

 


As 16:00 a VTR 21 231 (CPU) recebeu a informação via Ciops, que possivelmente havia um corpo boiando nas mediações do Espigão. Prontamente a viatura deslocou para o local e ao chegar recebeu o apoio da VTR 21 273 (Espigão).

Devido ao corpo estar afastado da costa não foi possível averiguar se tratava-se de um corpo ou outro objeto flutuando. Nesse sentido, foi utilizado pelo Cadete PM Cozzi o caiaque de um pescador que passava pelo local para fazer a averiguação.

Nessa perspectiva, o referido cadete remou para aproximar-se e  constatou que se travava de um cadáver. Após feita a contenção com a utilização do caiaque, ainda na água, o SD PM Mascarenhas aproximou-se à nado e puxou o cadáver para a faixa de lama, na qual foi possível prender o corpo, com a finalidade de que este não fosse levado para o canal  do Boqueirão. 

Posteriormente, com o apoio do corpo de bombeiros foi possível levar o cadáver até um local de fácil acesso (por meio de uma Moto aquática)  para que pudesse ser reconhecido pelos seus familiares e que fossem adotados os procedimentos legais.

VITIMA : 
M Á B
LOCAL DA OCORRÊNCIA:
Rua do forte - Ponta D’areia (Espigão), São Luís.
Próximo ao Iate Clube
RESULTADO: 
Achado cadavérico - Afogamento.

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA DUAS OPERAÇÕES SIMULTÂNEA DE COMBATE A EXTRAÇÃO ILEGAL DE MADEIA NO MA

 


Agentes presentes nas operações.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 24, duas operações na região Tocantina.


OPERAÇÃO YBYRÁ


A operação Ybyrá, deflagrada no município de Buriticupu, visa combater a extração ilegal da madeira na Terra Indígena Arariboia, oriunda da atuação clandestina de madeireiros, os quais fazem funcionar serrarias e movelarias sem licença dos órgãos ambientais competentes. Esta atividade ilícita estimula a invasão no território indígena e intensifica o desmatamento e a prática de outros crimes ambientais correlatos, expondo a risco a sobrevivência das comunidades indígenas, principalmente dos grupos isolados, os Awá-Guajás.



Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em Buriticupu, decorrentes da análise de alertas de corte seletivo detectados pelo Planet, por meio do Programa Brasil M.A.I.S. e por levantamentos de campo realizados com o escopo de reprimir a atividade ilícita de madeireiros e a consequente derrubada de árvores nativas para a extração da madeira sem autorização, o transporte, depósito, beneficiamento e comércio ilegal do produto florestal, que ocorrem na margem da Terra Indígena Arariboia.



Os investigados poderão responder por crimes como receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB), transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença válida, funcionamento de estabelecimentos potencialmente poluidores sem autorização (art. 46, parágrafo único e art. 60 da Lei 9.605/98), dentre outros. Se condenados, as penas dos investigados podem chegar a nove anos e seis meses de prisão.


Estão participando da Operação Ybyrá aproximadamente 20 policiais federais, com o apoio dos seguintes órgãos parceiros: IBAMA, Força Nacional, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), FUNAI, e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). A operação foi denominada YBYRÁ, termo tupi-guarani que significa madeira.


OPERAÇÃO PRIONISTIRIO

Ainda na região tocantina, foi deflagrada também nesta manhã, na cidade de Amarante, a Operação Prionistirio, a qual tem por escopo combater a extração ilegal de madeira na região da Terra Indígena Arariboia.


A investigação teve início em janeiro do corrente ano e, após a realização de inúmeras diligências, foi possível identificar e qualificar vários pontos de extração de madeira, serrarias, movelarias e residências com atuação criminosa naquela Reserva.


Neste contexto, a Polícia Federal representou judicialmente por nove mandados de busca e apreensão, sendo tais pedidos deferidos pela 2º Vara Criminal Federal da Subseção Judiciária de Imperatriz, no Estado do Maranhão. Além das buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização dos envolvidos com o sequestro de bens e valores, bem como destruição in loco de maquinários e produtos do crime. Se condenados, as penas dos investigados podem chegar a nove anos e seis meses de prisão.



O cumprimento de tais ordens judiciais contou com participação de 30 policiais federais, além de servidores da Força Nacional, IBAMA, FUNAI, Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão. O termo Prionistirio vem do grego e significa serraria. Foi escolhido em referência às serrarias utilizadas pelo grupo criminoso para processar a madeira extraída de dentro da terra indígena.

HOMEM É PRESO POR PORE DE ARMA DE FOGO NA CIDADE DE TURILÂNDIA MA

 

Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (23/08) na cidade de Turilândia, por porte ilegal de arma de fogo.



Por volta da 17h a guarnição realizava rondas pelo povoado Vila da Paz, quando o soldado observou o suspeito se desfazendo de um objeto, prontamente foi feito a abordagem, e constatado que o objeto era um revólver calibre 0.38 marca rossi, numeração rapada.


Após revista pessoal foi encontrado na mochila do suspeito, um papelote contendo uma substância semelhante a maconha.  Diante dos fatos foi feito a condução do elemento a Delegacia de Polícia Civil de Santa Helena para procedimentos cabíveis.


O conduzido foi entregue a autoridade policial judiciária sem lesão corporal.

POLICIA MILITAR LOCALIZA ORPO DESOVADO EM PENALVA MA

 


 Esta GU foi informada pela POLÍCIA CIVIL DE PENALVA sobre um achado de cadáver no local acima descrito, nos dirigimos até ao local onde constatamos a veracidade dos fatos. Que no local se encontravam os familiares da vítima, ambulância do município de Penalva e a  Policia Civil. Em um cômodo da casa, encontrava-se um cadáver em estado de putrefação, com sinais de disparos de arma de fogo na região 



Craniana, no local foi encontrado uma Arma de Fogo (espingarda), posteriormente, recolhida pela equipe da Polícia Civil. Os familiares não souberam informar o que motivara a ação criminosa, que a vítima estaria no endereço sozinha e que a mesma teria um companheiro, mas que o mesmo estaria em São Luís. O conduzido acima foi encaminhado para a Delegacia de Penalva por ser a última pessoa vista com a vítima na residência onde ocorrera o crime. O achado de cadáver foi levado para o hospital do município, bem como, os envolvidos conduzidos para a Delegacia de Penalva para os procedimentos cabíveis. 

LOCAL: Povoado São Monoel - Penalva/MA. 

MATERIAL APREENDIDO
 1 (uma) Espingarda 



  ACHADO DE CADÁVER 

VÍTIMA: EDIELMA PEREIRA MENDES
DN: 30/01/1995
MÃE: DORIEDNA PEREIRA MENDES
ENDEREÇO:  POVOADO SÃO MANOEL - PENALVA/MA.

ACHADO DE CADÁVER NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS


 

LOCAL: AV. DOIS, LA BELLE PARK, PAÇO DO LUMIAR – MA. REFERÊNCIA: PRÓXIMO AO RANCHO VERDE 
VÍTIMA: ATÉ O PRESENTE MOMENTO AINDA NÃO FOI IDENTIFICADA DEVIDO O ESTADO DE CARBONIZAÇÃO CORPORAL
HISTÓRICO: CHEGOU AO CONHECIMENTO DESTE CENTRO, ATRAVÉS DE UMA LIGAÇÃO ANÔNIMA VIA 190, INFORMANDO QUE HAVIA UM CORPO ENROLADO EM UM PLÁSTICO, APARENTANDO ESTAR QUEIMADO E JOGADO PRÓXIMO AO CANTEIRO DA ESTRADA. 
PROVIDÊNCIAS: QUE DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS, FOI ACIONADO A VTR DE ÁREA 21-258 (SOB O COMANDO DO SGT PM VALDECY), QUE DESLOCOU ATÉ O LOCAL INDICADO E CONFIRMOU A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES DE VÍTIMA CARBONIZADA, REALIZANDO O ISOLAMENTO E PRESERVAÇÃO DO LOCAL ATÉ A CHEGADA DA EQUIPE DA PERÍCIA.



O CPU DO 22º BPM (CAP DOUDEMENT) FOI ACIONADO E ESTÁ SE DESLOCANDO ATÉ O LOCAL. QUE O FATO FOI REPASSADO AO SUPERVISOR DA PCMA NO CIOPS, O QUAL ACIONOU O PLANTÃO DA POLÍCIA TÉCNICA (ICRIM E IML) QUE ESTÃO EM DESLOCAMENTO ATÉ LOCAL, PARA A REALIZAÇÃO DA PERÍCIA E POSTERIORMENTE A REMOÇÃO DO CORPO.