quinta-feira, 10 de março de 2022

POLÍCIA CIVIL REALIZA NOVA OPERAÇÃO DE COMBATE À RECEPTAÇÃO DE MOTOCICLETAS PRODUTOS DE CRIME NA CAPITAL, RECUPERA MOTOCICLETAS E PRENDE RECEPTADORES



A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), vinculada à Superintendência de Polícia Civil da Capital/SPCC, em prosseguimento a operação realizada no último dia 07/03/2022, recuperou na manhã de hoje – 10/03/2022 - outras duas motocicletas: Honda, Biz, verde, nas imediações do Terminal da Cohab, e outra Honda, CG, Fan, 125, no Bairro Alto do Turu, todas com sinais identificadores adulterados. 

Foram conduzidos dois homens para a DRFV que foram autuados em flagrante delito pelos crimes de receptação e uso de documento falso, pois apresentaram aos policiais civis nota de leilão falsa. Ainda durante a operação policial um terceiro elemento conseguiu se evadir, mas já foi identificado e será investigado pelos crimes em apuração. 

Após os procedimentos de praxe, os investigados foram encaminhados para o Centro de Custódia, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.



A DRFV orienta que notas de leilão não conferem direito a condutores de trafegar em via pública. O documento de porte obrigatório é o CRLV emitido de forma digital ou pelo DETRAN/MA. 

A Polícia Civil ainda disponibiliza o número de Whatsapp (98 98418-5661) para que a população possa realizar denúncias, sendo garantido o total sigilo do denunciante. 

A EQUIPE GTM DELTA 01 DO 9°BPM REALIZA A PRISÀO DE 03 ( TRÊS) INDIVÍDUOS QUE REALIZARAM FURTO ( ARROMBAMENTO) NUM COMÉRCIO ( AÇOUGUE) NA VILA PALMEIRA

 



O 9° BPM POR INTERMÉDIO DA EQUIPE GTM DELTA 01 EM PATRULHAMENTO PELO BAIRRO DO CENTRO, A GUARNIÇÃO RECEBEU INFORMAÇÕES QUE INDIVÍDUOS TINHAM ADENTRADO UM ESTABELECIMENTO NA MADRUGADA E TERIAM LEVADO VÁRIOS OBJETOS E ALIMENTOS, E QUE OS MESMOS ESTARIAM HOMIZIADOS EM UMA CASA ABANDONADA NA TRAVESSA SÃO JOSÉ, FEITO O DESLOCAMENTO ADENTRAMOS A RESIDÊNCIA E FOI ENCONTRADO OS TRÊS INDIVÍDUOS, QUE APÓS REVISTA FOI ENCONTRADO TODO MATERIAL CITADO E O CONDUZIDO “VULGO: LÉO CONFESSOU O CRIME, DIANTE DOS FATOS FOI DADO VOZ DE PRISÃO E AMBOS ENCAMINHADO AO PLANTÃO DO 3DP DA RADIONAL SEM LESÕES CORPORAIS PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.

CONDUZIDO 1

M.P.C.


CONDUZIDO 2

B.H.S.M. 


CONDUZIDO 3

J. R.C.


VITIMA

M.F.F.C



MATERIAL APREENDIDO;

04 SACO DE CALABRESA SEARA DE 2,5 KG 

01 VENTILADOR 

01 BALANÇA 

01 CAIXA DE SOM 

01 CELULAR SAMSUNG 

01 CARREGADOR


 DATA :09/03/2022

 HORA: 12H30

 LOCAL :TRAVESSA SÃO JOSÉ/VILA PALMEIRA 

FURTO QUALIFICADO/DESTRUIÇÃO DE OBSTÁCULO

O GTM DO 9°BPM EFETUA A PRISÃO DE UM INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE DROGAS ( 151 trouxa de crack) NO BAIRRO AREINHA

 


O 9° BPM POR INTERMÉDIO DO GTM CHARLEI 01 ENCONTRAVA- SE FAZENDO RONDAS NO BAIRRO DE FATIMA E AREINHA , QUANDO RECEBEU UMA DENUNCIA ANÔNIMA , QUE EM UMA RESIDÊNCIA NO BAIRRO AREINHA HAVIA UM INDIVÍDUO COMERCIALIZANDO DROGAS E QUE O MESMO JA HAVIA SIDO PRESO PELO CRIME DESSA NATUREZA, QUE DE POSSE DAS INFORMAÇÕES A GU DESLOCOU  ATÉ O LOCAL ONDE FOI ENCONTRADO O DENUNCIADO.QUESTIONADO SOBRE A DENÚNCIA O MESMO FRANQUEOU NOSSA ENTRADA. DANDO INÍCIO A  UMA BUSCA NO INTERIOR DA RESIDÊNCIA AONDE  FOI ENCONTRADO TODO MATERIAL APREENDIDO E  RELACIONADO ACIMA, DENTRO DE UMA  MOCHILA AO LADO DO SUSPEITO, VERIFICOU QUE SE  TRATAVA DE SUBSTÂNCIA ILÍCITA (CRAQUE)

, INFORMA AINDA QUE FOI ENCONTRADO MATERIAS PARA EMBALAGEM E COMERCIALIZAÇÃO DE  DROGAS ( PLÁSTICO DE COR PRETA), 2 VIDROS COM UMA UMA SUBSTÂNCIA LÍQUIDA (TRICLOROETILENO) , USADO PARA FABRICAÇÃO " LOLÓ" ,BALANCA DE PRECISÃO E DINHEIRO.FOI DADO VOZ DE PRISÃO E EM ATO CONTÍNUO CONDUZIDO PARA O PLANTÃO BACANGA PARA QUE A AUTORIDADE TOME  AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.

  MATERIAL: 

- Uma balança de precisão

- Uma carteira porta cédula

- Um celular Samsung de cor preta.

- Uma quantia de 55 reis.

- Um RG.

- Certificado de reservista.

- Título de eleitor.

- 151 trouxa de crack

- 2 vidros de substância líquida TRICLOROETILENO.


 DATA : 09/03/2022

 HORA :16h ( agora pouco)

 LOCAL : RUA Q, VILA SAPO - AREINHA


 CONDUZIDO : 

R. W. R. S.


FICHA DE RESUMO PROCESSUAL

HOMICÍDIO SIMPLES 

TRÁFICO DE DROGAS 

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

                 


9°BPM 

A EQUIPE GTM DELTA 01 DO 9°BPM REALIZA A PRISÃO DE UM INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE DROGAS .

 


O 9° BPM POR INTERMÉDIO DA *EQUIPE GTM DELTA 01 * EM PATRULHAMENTO PELO BAIRRO DO CENTRO, QUE AO CHEGAR NA RUA DA PALMA A GUARNIÇÃO ADENTROU UM CASARÃO ABANDONADO E QUE ESTAVA SENDO UTILIZADO PARA VENDAS DE ENTORPECENTES E PARA CONSUMO PESSOAL, O CONDUZIDO AO AVISTAR A PRESENÇA POLICIAL EVADIU-SE COM UMA MOCHILA DE COSTA, MAS QUE LOGO FOI CONTIDO E APÓS REVISTA FOI ENCONTRADO TODO MATERIAL, DIANTE DOS FATOS O MESMO FOI ENCAMINHADO AO PLANTÃO DAS CAJAZEIRAS SEM LESÕES CORPORAIS PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.

CONDUZIDO

R. S. L.



MATERIAL APREENDIDO;

01 UMA BALANÇA DE PRECISÃO 

01 UMA PETECA SEMELHANTE A CRACK

01 UMA PORÇÃO MÉDIA SEMELHANTE A MACONHA

06 SEIS TROUXINHAS SEMELHANTE A MACONHA

01 UMA MOCHILA 

01 UM RELÓGIO PRATEADO

01 UMA PULSEIRA DOURADA

01 UM CELULAR SAMSUNG

01 UM CORDÃO PRATEADO COM PINGENTE

R$ DUZENTOS E VINTE REAIS E OITENTA E CINCO CENTAVOS 


 

 HORA: 13H30

 LOCAL : RUA DA PALMA/CENTRO 


9ºBPM CORAGEM E DETERMINAÇÃO

IRMÃOS GÊMEOS SÃO PRESOS COM FUZIL DE GUERRA EM OPERAÇÃO DO GAECO E SEIC EM IMPERATRIZ MA


 

Dois empresários envolvidos com a prática de crimes de comércio ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e organização criminosa foram presos, nesta terça-feira, 9, em Imperatriz, durante a Operação 17, realizada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), sob a coordenação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), com apoio operacional do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão em Imperatriz (Gaeco/Imperatriz) e do 1º Departamento de Combate a Corrupção (Deccor Imperatriz).


Durante a operação, também foi apreendido um veículo Toyota SW4 e um fuzil 556 com carregador e munição. A arma de grosso calibre é utilizada em guerras e pelo tráfico de drogas. Também foram apreendidos uma pistola 9mm, três espingardas .12 de repetição, além de muita munição.


As investigações começaram após denúncias anônimas dando conta da elevada quantidade de munições revendidas por empresas de propriedade dos investigados, além de constantes mudanças de suas denominações (nome fantasia) e seus respectivos endereços, assim como transportes desses produtos de forma ilegal para outros estados, utilizando pessoas como “laranjas”, entre outros crimes constatados ao longo das investigações.


Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, todos em endereços vinculados aos investigados, para coletar elementos probatórios.


A decisão judicial, deferida pela 1ª Vara Criminal de Organização Criminosa da Comarca de São Luís, além das medidas cautelares pessoais e probatórias, também autorizou a extração de dados de todos os aparelhos eletrônicos apreendidos, bem como o compartilhamento das provas produzidas com o Exército Brasileiro, MPMA e Sefaz.

POLÍCIA CIVIL FAZ MEGA OPERAÇÃO EM REPRESSÃO AO TRÁFICO DE DROGAS NA CIDADE DE CANTANHEDE MA

 


A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 2° Delegacia Regional de Itapecuru Mirim e Delegacias de Miranda do Norte, Vargem Grande, Nina Rodrigues e Cantanhede realizaram na manhã de hoje uma grande operação de repressão ao tráfico de drogas na cidade de Cantanhede.


O objetivo da operação era desarticular uma suposta associação voltada ao crime de tráfico de drogas ilícitas, procedendo a apreensão de entorpecentes e a prisão dos envolvidos.


Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos e 05 pessoas presas em flagrante, sendo elas 04 homens e 01 mulher de iniciais: R. M. S., 31 anos; P. B. M., 20 anos; E. T. B., 27 anos; C. J. do S., 40 anos e N. S. de O., 30 anos.



Foram apreendidos várias porções de entorpecentes do tipo COCAINA, CRACK E MACONHA.


Após as formalidades legais os suspeitos foram encaminhados a UPR local, onde ficarão custodiados à disposição da justiça.

SETE PESSOAS SÃO PRESAS DURANTE OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL POR ENVOLVIMENTO EM HOMICÍDIO NA CIDADE DE TIMON

 


Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira(9/03/22), uma operação policial foi deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão no município de Timon, no intuito de cumprir mandados de busca e apreensão e prisão preventiva contra pessoas investigadas por envolvimento num homicídio ocorrido no dia 02 de fevereiro deste ano, no Povoado Bom Viver. As investigações iniciaram logo após a morte de S R de S, 22 anos, encontrado morto por disparos de arma de fogo.



A Delegacia de Homicídios de Timon que coordena as investigações, ainda no mês de fevereiro, cumpriu o primeiro mandado de busca e apreensão na residência de um dos investigados que na ocasião, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.



GRUPO MATÉRIAS POLICIAIS🇱🇷🇧🇷☠️

ESCRIVÃO DE POLÍCIA PRESO EM SANTA INÊS POR DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA

 


J M V, escrivão da Polícia Civil no município de Santa Inês foi preso por determinação da Justiça nesta terça-feira (08) em sua residência na cidade de Pio XII.

O pedido de prisão foi formulado pelo delegado Welligton Fabiano da Silva, sob acusação de falsidade ideológica e extorsão contra um empresário de Pio XII conhecido como “W da Farmácia”.

De acordo com documentos o preso procurou a irmã do empresário para alertar da existência de uma investigação contra “W da Farmácia” por suposto aliciamento de menor.

Ao tempo que informou a tal investigação, o escrivão de polícia disse que poderia reverter a situação delicada de W pela proximidade que tinha com o delegado.

Para tentar tirar dinheiro do empresário, João comprou um chip de uma operadora de telefonia, habilitou em nome de sua irmã e baixou o aplicativo de troca de mensagem WhatsApp.

E por esse aplicativo, J M V colocou no perfil a foto de um delegado identificado por Ivônio e, então, começou a falar como se fosse o chefe da investigação.

Só que o escrivão da Polícia Civil – preso ontem  -não esperava que a vítima fosse procurar o delegado Ivônio e contar toda a trama que resultou na prisão de J.

Aliás, o escrivão é aliado de primeira hora do prefeito “Aurélio da Farmácia” (PL), mas essa é outra história

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Associação Maranhense dos Escrivães de Policia Civil -AMEPOL, vem a público e em nome da verdade, prestar esclarecimentos em face da matéria publicada no dia 08 de março de 2022, no blog Domingos Costa, intitulada “Escrivão de Polícia que se passava por delegado para extorquir empresário é preso no interior do MA”, e em reportagem veiculada no JM TV 2ª Edição, de que a pessoa identificada por João Matos Viana, como noticiado nos mencionados veículos de comunicação, não integra e nunca integrou os quadros da Polícia Civil como Escrivão de Polícia Civil. João Matos Viana possui vínculo com a Prefeitura de Bela Vista/MA, tendo sido cedido para a Delegacia Regional de Santa Inês para prestar as funções de auxiliar administrativo.

                A Constituição do Estado do Maranhão, no seu Artigo 118, estabelece que “O exercício da função policial é privativo do policial de carreira, recrutado exclusivamente por concurso público de provas e submetido  curso de formação policial”.

                Além disso, a Lei nº 8.957/2009 (Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração do Grupo Ocupacional Atividades de Polícia Civil do Estado do Maranhão), traz as responsabilidades de cada um dos cargos que compõem a Instituição Polícia Civil, enquadrando na Carreira de Preparação Processual o Cargo de Escrivão de Polícia.

O Escrivão de Polícia possui grande valor probatório à Polícia Judiciária, pois este é o profissional que formaliza os procedimentos policiais necessários à investigação, que consolidam o início da persecução penal, constituindo um relevante valor probatório para o processo judicial. Com atribuições específicas e exclusivas, o Escrivão de Polícia realiza diligências e funções de uma esfera de competência própria e insubstituível e sua missão requer moderação, coragem, sólida formação intelectual e muita sensibilidade humana. Pelas mãos do Escrivão, o procedimento policial se materializa concretamente.

Portanto, a AMEPOL, em nome da boa fé nos serviços prestados pelos Policiais Civis do Estado do Maranhão, em especial os Escrivães de Polícia Civil, repudia a matéria errônea e prejudicialmente atribuída a um Escrivão de Polícia e permanecerá se posicionando contra qualquer tipo de retrocesso, na luta pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária, e contra a violação das prerrogativas dos profissionais da Segurança Pública.


Thais Mascarenhas

Representante  AMEPOL

POLÍCIA MILITAR PRENDEU TRIO E UM ADOLESCENE QUE ROUBOU FARMÁCIA EM VILA NOVA DOS MARTIRIOS MA


 

Três indivíduos identificados como E C de J, L F da C O e R N C P, foram presos e um menor apreendido depois de roubarem uma farmácia em Vila Nova dos Martírios. O crime ocorreu por volta das 21h desta terça-feira (08), dia internacional da mulher..

Os ladrões levaram do estabelecimento, a quantia de R$ 100,00 (cem reais) em espécie e um aparelho celular iphone 7 mini rosê.

Após ser comunicada do sinistro, a guarnição composta pelos soldados Matos, S. Guimarães, Ramos e Cabo Mesquita (Comandante da Guarnição), deram início a incursões na área com o objetivo de prender os suspeitos, que ao avistar a viatura, empreenderam fuga, momento em quê um dos indivíduos de nome E, se desfez de uma garrucha (arma de fabricação caseira), usada no crime.



Dando continuidade as buscas incessantes e ininterrupta, os policiais conseguiram localizar mais dois suspeitos, um menor que alega ter sido induzido por E, a participar da ação criminosa e R N. Informou ainda a guarnição, que uma das armas usadas no roubo teria sido fornecida por L F.

O aparelho celular e dinheiro roubado não foram recuperados.


GRUPO MATÉRIAS POLICIAIS🇱🇷🇧🇷☠️

GTM CONDUZ INDIVÍDUOS PORTANDO SIMULACRO DE ARMA DE FOGO EM MOTOCICLETA NO MAIOBÃO

 


A guarnição em patrulhamento ostensivo na imediações da avenida 14 do Maiobão, avistou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita. De pronto foi dada ordem de parada. Ao realizar a busca pessoal foi encontrado com garupa, um simulacro de arma de fogo. Logo em seguida foi declinado pelos indivíduos que iriam cometer roubos a transeuntes nas paradas de ônibus na região do Maiobão. Diante dos fatos mencionados foi apresentado os indivíduos sem lesões corporais na DP do Maiobão para que as fosse tomada as medidas cabíveis pela autoridade.

.Local: Av 14 

Bairro: Maiobão 


GTM BRAVO



MATERIAL

01 motocicleta Fan Prata ( PAJ 4F99) 

01 simulacro de arma de fogo 

A EQUIPE DA SUPERINDÊNCIA ESTADUAL DE HOMICÍDIO E PROTENÇÃO A PESSOA (SHPP) PRENDEU MAIS UM ENVOLVIDO NA MORTE DO CORONEL DA POLÍCIA MILITAR

 


Prendeu mais um dos envolvidos de ter roubado e matado a tiros o coronel da Polícia Militar, Ronilson Gomes Pinto, de 46 anos. O crime ocorreu no dia 28 de janeiro de 2021, no Residencial Pinheiros, em São Luís.


A polícia informou que a prisão ocorreu em Goiás e o detido vai ser ouvido ainda nesta quarta feira (9), na sede da SHPP, na Beira-Mar em São Luís.


GRUPO MATÉRIAS POLICIAIS🇱🇷🇧🇷☠️

HOMEM QUE MATOU MELHER EM QUARTO DE MOTEL É CONDENADO A 19 ANOS DE PRISÃO EM SÃO LUÍS MA

 


Assassino está preso desde a época do crime, e, logo após o julgamento, foi levado de volta para o presídio.


O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou Allef Gonçalves Araújo Ribeiro a 19 anos e 3 meses de reclusão, nesta quarta-feira (9). Ele é acusado de matar, por estrangulamento, Jessimara Cristian Marques Pacheco, na manhã do dia 7 de fevereiro de 2020, no quarto de um hotel, no bairro São Cristóvão, em São Luís.


Ele foi condenado por homicídio triplamente qualificado (feminicídio, asfixia e uso de recurso que impediu a defesa da vítima).


Durante o julgamento, foram ouvidas cinco testemunhas, entre elas familiares da vítima. O assassino compareceu ao Fórum de São Luís, mas usou o direito constitucional de permanecer calado. Ele também não quis acompanhar a sessão de julgamento.


A juíza negou ao réu o direto de recorrer, em liberdade, da decisão dos jurados.


A G A R, que está preso desde a época do crime, logo após o julgamento desta quarta-feira (09) foi levado de volta para o presídio.


O julgamento, que começou por volta das 9h no Fórum Des. Sarney Costa, terminou às 16h, e foi presidido pela juíza Rosângela Santos Prazeres Macieira. Na acusação atuou o promotor de Justiça Reinaldo Campos e, na defesa, o defensor público Pablo Oliveira.


O julgamento ocorreu durante as atividades da 20ª Semana Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, que se estenderá durante toda esta semana no Maranhão.


GRUPO MATÉRIAS POLICIAIS🇧🇷🇱🇷☠️