terça-feira, 22 de outubro de 2019

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MEMBRO DE FACÇÃO CRIMINOSA


A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da Superintendência de Polícia Civil da Capital - SPCC (Seccional Leste e 15DP São Raimundo) deu cumprimento, na tarde de segunda-feira (21.10), ao mandado de prisão expedido em desfavor de João Vinicius de Araújo Barros, vulgo Cabeça, por crime tipificado na Lei 12.850/2013, que pune a prática de "promover, constituir, financiar ou integrar (... ) organização criminosa", ordem judicial essa que foi expedida pela 1a Vara Criminal da Capital.
Cabeça, que se encontra internado sob forte escolta, foi autuado em flagrante no dia 19/10/0219 pela prática de crime de roubo majorado, associação criminosa e tentativa de homicídio, após entrar em confronto com forças policiais militares na região do bairro São Raimundo, periferia de São Luís. Na ocasião um comparsa de Cabeça, menor de 18 anos, veio a óbito e foram apreendidos coletes balísticos e três armas, além de alguns pertences cuja origem está sendo apurada.
Cabeça é considerado um importante braço direito da facção criminosa que atua na região, que foi desarticulada através da Operação Demolição, desencadeada pela Polícia Civil em 19/09/2019, quando foram presos outros 16 membros da referida facção criminosa, responsável por diversos crimes na região,  inclusive ao menos seis homicídios, cujas autorias estão sendo imputadas aos investigados.
Além da prisão em flagrante e do mandado de prisão que foi cumprido hoje, também foi dado cumprimento a um outro mandado de prisão contra João Vinicius, que se encontra a partir de agora à disposição dos órgãos persecutórios penais.

OPERAÇÃO CONJUNTA DA DRFV E DRF CUMPRE MANDADOS DE PRISÕES PREVENTIVAS DE AUTORES DE ROUBOS A VEÍCULOS E ESTELIONATO


No combate a crimes patrimoniais, a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital- SPCC (Delegacia de Roubos e Furtos – DRF e Delegacia de roubos e Furtos de Veículos -DRFV), deu cumprimento, na manhã de hoje (22.10.19), a mandados de Prisões  Preventivas  em desfavor de :
- Milton Cesar Santos  (39 anos), pela prática do crime de estelionato, associação criminosa e uso de documento falso.
Milton já havia sido preso em flagrante no dia 22/02/2019, quando foi surpreendido na companhia de duas outras pessoas (Agnaldo Ferreira Cardoso e Wellington Daudeny Lindoso Pereira ) financiando veículos com a utilização de documentos falsos. Todos receberam alvará de soltura e passaram a responder o procedimento em liberdade.
No decorrer das investigações foram verificadas graves inconsistências na documentação apresentada por Milton, o que acarretou na expedição de mandado de prisão em seu desfavor.
 SÉRGIO SOUSA DE OLIVEIRA JÚNIOR *, alcunha : GIGANTE ( 27 anos ) . Foi identificado durante investigação como autor de crime de roubo com arma de fogo no bairro Renascença nas proximidades da academia Estação Saúde em junho do corrente ano. Onde foi subtraído um veículo Sandero  que já foi recuperado e devolvido a vítima.
*Jhonata Michel Costa Chaves, alcunha “ Jhon jhon” * (18 anos). Identificado durante investigação como autor de roubo a motorista de aplicativos. Onde teria subtraído um veículo Sandero no bairro Araçagi no mês de julho do corrente ano . O Veículo também já foi recuperado e devolvido a vítima .
A operação contou com o apoio da Seccional OESTE. Após adoção dos procedimentos policiais pertinentes, os presos foram encaminhados ao complexo penitenciário de São Luís .

POLÍCIA DE BARRA DO CORDA PRENDE DOIS INDIVÍDUOS COMO AUTORES PELO LATROCINO EM QUE TEVE VÍTIMA O MOTOTAXISTA


Foram presos os irmãos Jossean andrade Silva, vulgo Cean, 26 anos, filho de Marina de Andrade da Silva e Josean andrade Silva, vulgo Nego do Badé, 25 anos, filho de Marina de Andrade da Silva, prisão essa decorrente de um trabalho conjunto das polícias Civil e Militar de Barra do Corda.
Os mesmos são suspeitos de encomendar o crime a dois menores os quais foram apreendidos na última quinta-feira, tendo esses dois menores confessado o crime e relatado a participação de "Nego do Badé" e seu irmão " Cean".
Os menores M. C. S. e M. V. C., ambos com 16 anos, relataram com riquezas de detalhes como escolheram a vítima, onde então se passaram por passageiros, tendo solicitado a corrida e, ao chegar no final no condomínio acima citado, ainda na garupa da moto, desferiram facadas na vítima, sendo a primeira dela um golpe fatal no pescoço de Antonio que veio a óbito no local.
Destacamos que o suspeito "Nego do Badé" é um velho conhecido da polícia por ter uma vida inteira dedicada a prática de crimes, onde estava preso nos últimos tempos e foi posto em liberdade no mês passado e, a partir de sua saída, teria supostamente retornado prática contumaz de vários delitos.
Também foi recuperado na semana passada a moto da vítima que fora levada pelos criminosos.
Os dois irmãos presos hoje foram encaminhados à unidade prisional desta cidade, já os dois menores foram levados ainda na última quinta-feira para a casa de internação Canaã em São Luís.
As investigações estão em fase final, sendo este mais um caso que revela o compromisso das políciais de Barra do Corda em combater os crimes contra a vida.

#juntossomosmaisforte!